28 setPrêmios Gastronômicos

Prêmios são muito importantes para atualizar os clientes sobre os bons restaurantes da cidade.

 

São Paulo é uma cidade especialmente privilegiada do ponto de vista gastronômico, o que torna ainda mais difícil a missão do júri que avalia os restaurantes.

 

É por saber disso e por reconhecer que São Paulo conta com vários restaurantes árabes, que me sinto especialmente honrado pelas premiações recebidas este ano.

 

A primeira delas foi na categoria O melhor de São Paulo, do jornal Folha de S. Paulo, quando, além de termos sido eleitos pelo júri, tivemos uma resenha muito amável da Nina Horta.

 

Na semana passada, o Arábia teve o prazer de receber, pela sétima vez, o prêmio de melhor árabe da cidade concedido pela revista Veja São Paulo, na edição Veja Comer & Beber.

 

 

Essas conquistas só foram possíveis por contarmos com uma equipe de colaboradores competente e empenhada em fazer um Arábia cada vez melhor.

 

É com orgulho e satisfação que agradeço também a nossos clientes, que tem nos prestigiado com tanto carinho todos esses anos.

 

* Este post não poderia ser mais especial: além de ser uma forma de agradecer aos clientes, é o post de número 100 do blog.

 

Até mais!

 

6 setÉ difícil comer melhor?

Atualmente, muito se comenta sobre estética, dietas da moda, estratégias para emagrecer, porém pouco se fala sobre alimentação saudável.

 

Ter uma alimentação saudável está acima de qualquer outro método para a perda ou manutenção do peso; é investigar hábitos incorretos relacionados ao consumo diário de alimentos e buscar pequenas soluções, aos poucos, para cada um deles.

 

Como já diz o ditado, “a pressa é inimiga da perfeição”. Quem está acima do peso e deseja perder alguns quilinhos ou, até mesmo aquele que procura manter uma vida saudável, precisa ter calma e paciência para a obtenção de resultados satisfatórios. Toda medida “radical” que tomamos não é entendida pelo nosso organismo; é preciso acostumá-lo a novos hábitos.


Portanto, aqui vão algumas dicas para melhorar sua alimentação e, mais do que isso, reeducar seu corpo, de modo que ele compreenda as novas mudanças, diariamente:

 

  1. Tente perceber o que está errado na sua alimentação e tome uma medida de correção a cada semana;
  2. Procure realizar suas refeições com calma. Reserve um momento para cada uma delas;
  3. Preste atenção naquilo que você come. Muitas vezes nos alimentamos sem nem saber o que estamos ingerindo (por exemplo, no jantar já não lembramos o que foi consumido no almoço). Assim, fica mais fácil encontrar os “erros” relacionados à alimentação;
  4. Mastigue bem os alimentos, pois o ato de mastigar confere saciedade. Quando mastigamos, sinais são enviados ao nosso cérebro, indicando que estamos nos alimentando e, desta forma, demoramos mais para sentir fome;
  5. Não se esqueça de beber bastante líquido. Todas as reações que acontecem no nosso organismo precisam de água para funcionar corretamente;
  6. Consuma todos os tipos de alimentos. Não faça dietas que restrinjam algum grupo alimentar (por exemplo, dietas onde é proibido consumir carboidratos). Nosso corpo precisa de TODOS os nutrientes, basta dosar / moderar a quantidade consumida;
  7. Evite produtos industrializados / congelados. Estes possuem muitos conservantes e, normalmente, alto valor calórico, além de serem pouco (ou nada) nutritivos. Invista nas frutas, verduras, legumes, carnes “magras” e produtos integrais. Dê preferência aos assados, grelhados ou cozidos. Elimine as frituras.

 

A culinária árabe é muito saudável e apresenta uma diversidade imensa de preparações. São muitas as opções de saladas, sempre frescas e ricas em fibras, que estão presentes nas verduras e legumes (saladas Fatuch e Mediterrânea, por exemplo).

 

Salada Fatuch

 

Os pratos principais (de fonte protéica) são, em sua maioria, assados, grelhados ou cozidos, como os nossos Michuis de Filé, Cordeiro ou Frango, nossa famosa Kafta no espeto, entre outros. Alguns de nossos acompanhamentos são preparados com grãos e leguminosas, ricos em nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo (Trigo com Lentilhas, por exemplo).

 

Michuí de frango

 

Realizando escolhas adequadas no dia-a-dia e dosando as quantidades consumidas, é possível mudar hábitos de vida para uma rotina mais equilibrada. Nunca se esqueça que disciplina e força de vontade são necessárias para o sucesso na busca daquilo que desejamos, inclusive e principalmente, na escolha de uma alimentação mais saudável.

 

** Este post foi inspirado no ótimo projeto #comermelhor da Rita do Panelinha e da Marcia Daskal: além de dicas diárias de nutrição, elas dão apoio moral a todos que estão tentando reeducar o organismo, mas que não conseguem sozinhos.

 

2 setMenu do jantar – Restaurante Week

No post anterior falei sobre o menu do almoço e neste vou colocar o menu completo do jantar, que está delicioso!

 

Lembrando que o Restaurante Week vai até o dia 18/09. Basta fazer sua reserva e aproveitar! A reserva pode ser feita online, pelo Restorando: http://restorando.com.br/restaurant/30/arabia?date=2011-09-09&diners=2

 

valor do jantar será R$43,90 + R$1 para a ONG Ação Comunitária Monte Azul. Este valor dá direito a 1 entrada, 1 prato principal e 1 sobremesa.

Bebida, serviço e couvert serão cobrados separadamente.

 

Entradas



 

Falafel no prato: os famosos bolinhos de fava e grão de bico. Acompanha salada de salsinha, tomate e cebola temperada com molho tarator (suco de limão, tahine e um leve toque de alho);

ou

Sopa de lentilha vermelha e alho poró: elaborada com uma leve calda de frango, lentilhas vermelhas, rodelas de alho poró e um toque de páprica;

ou

Trio de pastas: coalhada seca, homus e babaganuch;

ou

Salada mediterrânea: perfeita combinação de folhas, tomate sweet, erva doce, cebola roxa e hortelã. Decorada e temperada com fatias de queijo feta, azeite extra virgem, limão e sal.

 

 

Pratos principais

 


 

Fundo de alcachofra recheado com carne e arroz com aletria: este é um dos pratos mais pedidos no Arábia! Fundo de alcachofra recheado com carne e snoobar coberta com molho de coalhada e hortelã seca;

ou

Peito de frango com figo seco no molho de tamarindo: suculentos pedaços de peito de frango recheados com figos turcos e cozidos no molho de tamarindo. Acompanha uma pequena porção de arroz com aletria;

ou

Michui de Filé: Cubos de filet mignon intercalados com pedaços de tomate e cebola, grelhados na brasa. Acompanha pequena porção de arroz com aletria ou batata à moda libanesa;

ou

Quibe assado de abóbora: massa de trigo e abóbora, recheada com escarola e grão de bico.

 

Sobremesas

 

 

Torta de chocolate com amardim: massa integral, delicioso chocolate sobre uma fina camada de damasco;

ou

Chaibiet: triângulo de massa folhada recheado com nata;

ou

Doces árabes: dois docinhos por pessoa. Recheios de nozes, caju ou pistache;

ou

Frutas da estação.

 

Para fazer sua reserva, basta ligar no 3061-2203!

 

Se vier ao Arábia, comente! A Célia Regina veio e fez um post no Aventuras Gastronômicas: http://scup.it/eao

 

Fotos: Rafael Wainberg